sábado, 29 de janeiro de 2011

#NACASADOPASTORDORNEL #003

PROPAGANDA ENGANOSA


Andando pelas ruas de São Paulo chama a atenção a quantidade de templos que têm faixas afixadas na sua fachada. Normalmente são faixas de anúncios de trabalhos da igreja. Até aí nada demais. O problema está nas propagandas "enganosas" ao confrontarmos com o Evangelho de Cristo.
Um exemplo bastante comum de faixa costuma prometer bençãos, prosperidade, curas, milagres, e até mesmo "casa própria". Nenhuma faixa traz a palavra "Arrependei-vos", que é a mensagem central do Evangelho.
Não temos nada contra as bençãos. E eu creio que Deus tem bençãos para dar, sim, mas não ao desobediente, não ao que se esquece de Deus, não ao que busca Deus apenas para receber coisas.
A Bíblia é muito clara: a benção está ligada à OBEDIÊNCIA: "Eis que hoje, eu ponho diante de vós a benção e a maldição: a benção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes..." (Dt 11.26-28)
Será que Deus está apenas interessado em dar "bençãos" assim fácil para as pessoas, barateando o seu Evangelho, ou Ele tem propósitos muito maiores e que não estão sendo expostos pelas igrejas?
Eu até ouso propor aqui algumas faixas para serem colocadas na frente dos templos, de propaganda correta e verdadeira. Imaginem o que aconteceria se víssemos esses tipos de faixa abaixo:
CAMPANHA DO CONHECIMENTO BÍBLICO! VENHA APROFUNDAR-SE NA PALAVRA DE DEUS!
Esse seria um tema que é do agrado de Deus. Mas, quem se interessaria? Quem sairia de sua casa para adquirir "sabedoria" do Alto? Não é esse o tipo de interesse da maioria das pessoas. Vamos então tentar a faixa abaixo:
CAMPANHA DO PERDÃO! TRAGA NA IGREJA QUEM VOCÊ OFENDEU E VENHA PEDIR PERDÃO A ELE!
Com certeza Deus aprovaria essa Campanha! O perdão é tema central do Evangelho. Não é possível receber alguma coisa de Deus se antes não perdoarmos. Mas quem viria para se "humilhar" assim? Vamos tentar outra:
CAMPANHA DE ORAÇÃO PELOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS NA INDONÉSIA
Essa Campanha é bíblica pois Deus nos manda "orar pelos que são perseguidos por causa do Evangelho". Mas quem vai orar por pessoas tão distantes? Afinal de contas temos problemas mais urgentes. Vamos tentar mais uma:
CAMPANHA PELA BUSCA DA SANTIDADE PESSOAL! VENHA DESCOBRIR O QUE É SER UM BOM CRISTÃO!
Oh Glória! Que Campanha maravilhosa! É exatamente isso que Deus quer e espera ansiosamente de nós: "Pois essa é a vontade de Deus, a vossa santificação" (1Ts 4.3). Mas é com grande tristeza que eu digo que nunca vi uma faixa num templo chamando para esse propósito. E sabem porquê? Enquanto Jesus está preocupado com o nosso "ser" a maioria das pessoas estão preocupadas com o "ter".
Deus não vai se manifestar ao povo que só busca seus benefícios. Ele vai se manifestar aos quem buscam a sua face. Quanto a mim, não quero "mais" bençãos, quero Aquele que abençoa! Chega de propaganda enganosa!
Pr. Marcos Dornel

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ATUALIDADES DO GOSPEL




Então o ser humano começou a falar em dinheiro e muitos acreditaram. E viu que isso era bom. Então chamou de "Teologia da Prosperidade".

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

RADICAL



O perigo do extremismo

Já está mais do que comprovado que todo tipo de extremismo, quer seja na política, na religião, nos conceitos, ou em qualquer área da vida é sempre perigoso. Quer dizer, tudo aquilo que foge à regra de um limite preestabelecido em qualquer sentido da vida torna-se motivo de sérios problemas. Por isso, a moderação, que é uma virtude que consiste em evitar qualquer excesso, é o ponto máximo de equilíbrio para romper todo extremismo, seja ele para a abertura, ou para o radicalismo.

Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo Paulo exorta, dizendo que a moderação deles precisava ser conhecida entre todos os homens, 4: 5. Este termo tem, entre outros sentidos, o significado de autocontrole, ponderação. "A exortação parece combater posições obstinadas e demonstrações de severidade demasiada sobre qualquer coisa", (NT Interpretado, p. 61, vol. 5).

Então, partindo deste princípio, fica fácil assimilar a necessidade que todos temos de ter autocontrole em toda a nossa maneira de viver, procurando sempre ser ponderados em nossas atitudes diárias, para que o Corpo de Cristo - a Igreja - seja abençoada pelo Senhor.



UM LEGALISTA HABITA DENTRO DE NÓS
























No fundo, como há um legalista escondido dentro de cada nós, achamos que merecemos mais de Deus quando somos corretos em nossas práticas.

O legalista acredita que não recebeu a graça. Ele a conquistou. Por isto, para ele, por exemplo, o ladrão na cruz não deveria ter sido salvo. Não mereceu.
Quando uma pessoa boa sofre, como Jó, o legalista tem certeza que essa pessoa tem algum pecado escondido. Em seu esquema teológico, Deus é bom para quem é bom e castigador contra quem erra.
O legalista carrega um fardo. Ele é sincero, mas adora um deus sisudo, que não é o Deus revelado por
Jesus Cristo, que andava com pessoas condenadas e que brincava com crianças, que Ele colocava como protótipos dos que entram no Reino de Deus.
Então eu me lembrei que um menino se queixou comigo do seu pastor:
-- Eu estava dormindo no culto e o pastor gritou comigo: "Acorda, preguiçoso sem vergonha.



Colaboração: Israel Belo

domingo, 23 de janeiro de 2011

Decepcionados com a Igreja

Muitos são os cristãos abandonam o convívio das igrejas locais e decidem exercer sua religiosidade em modelos alternativos.
A Igreja Evangélica brasileira está cansada. E é um cansaço que vem provocando mudanças fortes de paradigmas com relação aos modelos eclesiásticos tradicionais. Ele afeta milhões de pessoas que se cansaram de promessas que não se cumprem, práticas bizarras impostas de cima para baixo, estruturas hierárquicas que julgam imperfeitas ou do mau exemplo e do desamor de líderes ou outros membros de suas congregações. Dessa exaustão brotou um movimento que a cada dia se torna maior e mais visível: o de cristãos que abandonam o convívio das igrejas locais e decidem exercer sua religiosidade em modelos alternativos – ou, então, simplesmente rejeitam qualquer estrutura congregacional e passam a viver um relacionamento solitário com Deus. O termo ainda não existe no vernáculo, mas eles bem que poderiam ser chamados de desigrejados.
No cerne desse fenômeno está um sentimento-chave: decepção. Em geral, aqueles que abandonam os formatos tradicionais ou que se exilam da convivência eclesiástica tomam tal decisão movidos por um sentimento de decepção com algo ou alguém. Muitos se protegem atrás da segurança dos computadores, em relacionamentos virtuais com sacerdotes, conselheiros ou simples irmãos na fé que se tornam companheiros de jornada. Há ainda os que se decepcionam com o modelo institucional e o abandonam não por razões pessoais, mas ideológicas. Outros fogem de estruturas hierárquicas que promovam a submissão a autoridades e buscam relações descentralizadas, realizando cultos em casa ou em espaços alternativos.

sábado, 15 de janeiro de 2011



"Apóstolo" Estevam Hernandes e o Carnaval "Profético"













Agora o líder da igreja Renascer, o "apóstolo" Estevam Hernandes, está incentivando as pessoas a participarem do Carnaval 2011.


Explico. Este ano na Renascer comemora-se o "ano apostólico de Abraão", dias atrás o líder postou no seu twitter a informação de que a Escola de Samba Pérola Negra estará homenageando o Patriarca da fé em seu samba enredo e afirma isto é "profético".



Twitter de @apostoloestevam:



"@PAULINHAKIDS: @apostoloestevam link http://www.youtube.com/watch?v=v0QC5ofDIFc"veja. Tema da Escola de Samba Perola Negra,demais
1:58 PM Jan 10th via Twitter for BlackBerry®



Deus move as aguasw conf Is 28.8 obra estranha,ms tudo esta debaixo d controle Dele pra que o envangelho seja levado ao perdido.#ano Abraao



Olha que coisa incrivel,depois ds filmes da Record e Band sobre Abraao,a escola de samba d 1 grupo de Sao Paulo,tem cm tema Abraao,
1:43 PM Jan 10th via Twitter for BlackBerry®



Dica do Pr. Justino


Samba Enredo 2011 - Abraão, O Patriarca Da Fé
G.R.E.S Pérola Negra


Levanto as mãos pro céu
E agradeço ao criador
Eu vou... abençoado rumo a canaã
Esperança, um novo dia
No egito meu afã
Oh, deus pai!
Nossa aliança se renova a cada manhã
Ao forjar o fato, um ato de amor
Enfrentei barreiras, luxúria e ambição
Na busca da tua verdade
Em prova toda a minha devoção



Oh, meu senhor, que conduz meu caminhar
Sou do povo de javé, tenho o dom de acreditar
Em minhas mãos adoração e sacrifício
O meu destino sob a luz do seu olhar



Fé na palavra sagrada
Que me dá força nessa jornada
Fonte de sabedoria
A paz que brilha dessa jóia rara
Glória no caminho da vitória
Fiéis seguidores em comunhão
O seu legado ficará perpetuado
Num mundo de amor, num só coração
A vila madalena canta em oração



Pela fé de abraão
Pérola negra vem cumprir sua missão
Divina luz que ilumina
O meu samba em procissão




Fonte: Antena Cristã
Via: Libertos do Opressor