domingo, 5 de junho de 2011

Comunicação na rede: Liberdade de Imprensa vira debate de blogueiros

Primeiro encontro do gênero reuniu mais de 100 pessoas ontem no Centro Cultural Taiguara
Durante o evento que durou o dia todo foram apresentadas palestras de jornalistas como Paulo Henrique Amorim e Leonardo Sakamoto, além do ativista social Eduardo Guimarães, do crítico de televisão Ale Rocha, entre outros. 
"Nosso objetivo foi reunir blogueiros da região e de outros Estados para que haja uma integração e se discuta questões relacionadas à liberdade de Imprensa e de expressão na Internet", destacou um dos organizadores do encontro, Jair Pedrosa. Segundo ele, 200 pessoas se inscreveram para as palestras e mesas de debate.

Segundo Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania (www.blogcidadania.com.br), esse tipo de plataforma faz parte de um universo que está mudando radicalmente o mundo. "Trata-se do primeiro meio de comunicação alternativo capaz de atingir grandes contingentes. O blog viabilizou o processo que desarticulou o sistema de comunicação anterior, que era composto apenas por rádio, televisão e jornal", comentou.

Segundo ele, é importante que se discuta a existência das redes sociais, porque elas dão voz para a população. "Essa é primeira vez na história da humanidade que se tem possibilidade de todos os cidadãos falarem da mesma forma. Basta ter acesso à Internet e saber o que dizer". Guimarães ressaltou ainda que na televisão as notícias podem chegar mais rápido, mas no universo virtual ela é mais contínua. "A notícia circula e pode ser acessada para sempre", completou.

Fonte: DAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário