terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ame, Não Julgue Por Favor!!



A frase acima expressa muito bem uma das mensagens mais fortes apontadas por todos os especialistas diante dos ensinamentos de Jesus: não adianta orar, analisar ou tentar compreender racionalmente alguém se você não estiver preparado para amar.
Apesar de parecer uma pregação fácil, os estudiosos dizem que esse é um dos mais complexos e radicais ensinamentos de Jesus.
É Bom lembrar que não estamos falando aqui do amor como uma emoção sentimentalista, genérica, impalpável como um poema escrito em um diário.
Nem tampouco do amor familiar ou aos amigos mais próximos.
O que Jesus propõe é uma atitude de amor incondicional diante dos outros, uma postura mental mais difícil de ser alcançada sem treino, sem preconceito e sem preparação interior.
Um dos ensinamentos básicos de Jesus é o de que precisamos desenvolver uma mente não julgadora, já que todo julgamento cria automaticamente uma separação entre o "eu" e os "outros".
A mente e o coração que julga deveriam ser substituídos por uma mente e um coração que tem compaixão.
"No momento em que você for capaz de ver o sofrimento dos outros, irá parar de censurá-los e também parar com seu próprio sofrimento", De nada adianta culpar alguém por seus males se você ainda não desenvolveu a capacidade de refletir sobre os próprios erros.
Daí as célebres passagens cristãs: "Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados; perdoai, e vos será perdoado".
E, antes de sair por aí criticando os defeitos dos outros, nunca é demais lembrar a passagem bíblica: "Por que olhas o cisco que está no olho de teu irmão e não vês a trave que está no teu?"

Beijos no Coração!
Pr. Marcos Dornel

5 comentários:

  1. Boas palavras pastor.
    Nós como cristãos devemos lembrar que o amor é uma ordenança do nosso Salvador, amor incondicional a todos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pastor Dornel,
    Concordo plenamente com o que o irmão escreveu: precisamos devotar-nos a amar ao próximo, evitando julgamentos relativos à pessoa. Entretanto, é necessário cuidar para que não nos omitamos quanto a combater o que outrem pratica de errado. O que é errado? Tudo quanto contradiz os princípios do Evangelho de Cristo. Muita gente confunde AMOR AO PRÓXIMO com FAZER VISTAS GROSSAS AO ERRO.
    Um abraço, na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Taí, gostei, não devemos julgar hipócritamente, mas segundo a reta justiça sim. Não devemos dar o veredicto ou seja condenar pois isso só o justo juiz pode fazer.
    Tenho um texto que falo sobre o assunto se quiser dar uma espiadinha. Paz!
    http://mulheresabias.blogspot.com/2011/02/podemos-julgar.html

    ResponderExcluir
  4. Ah, lembrando que concordo com o Izaldil Tavares, não devemos fazer vista grossa aos erro que acontece dentro de nossa própria casa (igreja). Paz!

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem Pr. Dornel

    Deus o abençoe abundantemente...

    www.michelineblogs.blogspot.com

    Já sou seguidora do seu blog.

    ResponderExcluir