sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

IGREJA OU CASA DE ESPETÁCULOS PARA TODOS OS POVOS?


Temos visto nos dias de hoje muitos líderes dizendo que as formas ou métodos que os mais antigos utilizavam para pregar o Evangelho e evangelizar, não são eficazes, são ultrapassados e não enchem mais igrejas.
O imediatismo, a vontade de ver a igreja cada dia mais cheia, os interesses econômicos, a necessidade de sustentar obras faraônicas e obras egocêntricas, está fazendo com que os líderes criem métodos que acelerem, não importando se apenas emocionalmente, a “conversão” de pessoas ao Evangelho.
Podemos observar que pessoas são convidadas para irem à Igreja, mas quase sempre nunca são esclarecidas e ensinadas para que.
Pastores pregando que tem mais valor a “duvida sincera” da pessoa do que sua fé.
O que se tem chamado de métodos de crescimento, está “mundanizando” cada vez mais a Igreja e fazendo do Evangelho um grande instrumento de “negócios”.
Utilizando-se de oratórias belíssimas e de psicologias Freudianas aprendidas em cursos por correspondência, muitos “líderes” tem transformado muitas Igrejas em “Casa de Espetáculos Para Todos os Povos”, que aglomeram multidões extasiadas e infelizmente iludidas.
Os cultos estão se transformando em “Shows”, onde o “ator” que menos tem aparecido é o Senhor Jesus, porque não sabe representar. Os púlpitos têm se transformado em palcos, e a função de quem está em cima deles é distrair as pessoas e oferecer a elas “shows” que alegrem suas mentes e faça com que esqueçam de seus problemas mesmo que apenas por alguns momentos.
O tempo em que as pessoas passam na Igreja, tem se tornado cada vez mais, um tempo de recreação, terapia e de descanso dos afazeres do dia a dia. A Igreja parece mais um clube, onde as pessoas se encontram para divertimento, bate-papo e lazer do que uma Casa de Oração e de Adoração a Deus.
Não podemos nunca perder a visão de que a verdadeira igreja é o lugar onde o verdadeiro Deus se encontra com aqueles que Ele chamou, os quais sustentam e defendem com firmeza a pessoa e a obra de Jesus Cristo, O Senhor.
Precisamos urgentemente voltar aos princípios bíblicos de adoração e culto a Deus, ainda que eles pareçam aos olhos e entendimento de alguns, ultrapassados e ineficazes.
Que Deus nos ajude nessa caminhada!

Pr. Marcos R. Dornel

3 comentários:

  1. Pastor Marcos, eu tenho uma experiência com esse negócio de tratar igreja como casa de espetáculos, na verdade era tratar a Igreja como a balada do sábado a noite. Sabe o que aconteceu comigo? Virei um cubo de gelo que só a busca do Deus Verdadeiro, a busca para ser cheia do Espírito Santo de Deus é que me fez derreter e ser uma pessoa que olha para Deus como ele é e não como o Mestre de Cerimônias de um evento... vê-lo como O Senhor.
    Eventos de música, shows, podem ter, mas a gente deve ter a OBRIGAÇÃO de que temos que tratar o nosso espírito primeiro e tratar o espírito não tem nada a ver com sacudir o esqueleto e a carne num show gospel.
    Deus abençoe o ´senhor e a sua família.
    Um abraço
    Tatiana Marinho

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras e refexão brilhante!!!
    Parabéns por sua confissão, lucidez e coragem para retornar à essência!!!
    Beijo no seu lindo coração....

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão,

    Graça e paz vos sejam multiplicadas!

    A verdadeira adoração a Deus consiste na imitação ao mesmo. Como, porém, alguém irá imitar naquele que não conhece? Aiás, como sequer crerão naquele de que nada ouviram?

    A grande necessidade da igreja hoje é retornar a uma pregação da Palavra, expositiva e clara, aceitando todas as suas implicações e exigências. Afinal, é a verdade que liberta, e não uma meia-verdade ou, como acontece muito frequentemente, uma mentira. Mas os pastores e evangélicos não conhecem a Palavra, e como o semeador sem sementes (Lc 8:11), eles nada podem fazer em prol da semeadura e da colheita dos campos brancos aos quais eles mesmos se referem! E pensam que as pessoas estão sendo salvas! Mas as pessoas serão salvas apenas por Cristo, quando Este for apresentado verdadeiramente.

    É, de fato, lamentável que Ele tenha sido deixado de lado. Afinal, se o objetivo é que as pessoas creiam em Cristo, se é difícil que isso aconteça quando Ele é apresentado, imagine se seria possível quando Ele não é!

    Que o Senhor continue a lhe abençoar e lhe dê vigor e ânimo sempre para exortar quanto à sã doutrina!

    ResponderExcluir