quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A ingratidão e o Desprezo Entre Os Amigos Irmãos


Eu amo Jesus. Muito! Meu coração é cheio de gratidão pelo Seu favor em minha vida e na vida de minha família. Não tenho como expressar em palavras Seu cuidado para conosco.

Seu perdão encheu meu ser de alegria. Este tem sido sempre o recurso para a minha Paz. Posso confessar minhas fraquezas e pecados, porque Ele é fiel e justo para me perdoar e me purificar de toda a iniquidade. Nenhuma condenação. Nenhuma acusação. Seu Sangue continua me purificando com o mesmo Poder. Que Graça maravilhosa! Que recurso inefável!

As aflições na vida não me deixam órfão nem me isolam. Em nenhum momento fui abandonado ou deixado sem resposta. Jesus sempre está presente para ouvir, aconselhar e guiar. Não conheço a solidão. Jesus está sempre comigo. Suas promessas são verdadeiras e palpáveis. Ele me corrige. Ele me consola. Em todo tempo. A qualquer hora. Em qualquer lugar. Em todas as circunstâncias.

Por isto tenho sempre um cântico de gratidão em meus lábios. Meu coração sempre pulsa de ações de graças. A bondade dEle encheu minha boca de louvor e meus lábios de um sorriso de contentamento. Com Jesus minha alma vai muito bem!

Tenho às vezes somente uma tristeza. Minha tristeza é com alguns de meus amigos irmãos. Não é uma tristeza constante nem contínua. São insights momentâneos que vêm e passam ligeiramente. É que alguns de meus amigos irmãos demonstraram e ainda demonstram uma incompreensão, falta de paciência e ingratidão muito grande para comigo.

Não me considero um homem bom, por certo que não. Nem tão pouco sou perfeito, certamente não sou. Eu erro. E muito. Muitas vezes. Tenho limitações, muitas. Entretanto, gosto de fazer sempre o bem. Estar pronto para servir e doar e socorrer e atender e ajudar quase que ininterruptamente.

Porém são os intervalos que trazem revolta às pessoas, porque nem sempre podemos atender a todos em todo o momento. Muitas pessoas são insaciáveis. Todo o bem do passado é esquecido quando não posso atender alguma expectativa. É a ingratidão: a única coisa que me fere nesta vida.

Contudo, ouço a voz do meu Senhor soando em meus ouvidos: “Não canse de fazer o bem.” Porque fazer o bem cansa. Sofrer ingratidão também cansa a alma. Se já feriu o coração mais manso e tenro, imagine o meu. É, fere, e muito o meu coração. Já sofri sua dor muitas e muitas vezes. E vivo pressentindo que irei sofrê-la novamente há qualquer momento. Não serei surpreendido, é verdade, mas minha dor não será menor por ter esperado conscientemente este momento.

Servir ao Senhor com alegria é um estilo de vida que deveria prover saúde e satisfação. Por outro lado, a ingratidão de um amigo irmão provoca uma dor impiedosa. E é preciso vigiar para não me auto flagelar, pois não sou, repito, o mais bondoso dentre os homens. Definitivamente não.

Apenas o privilégio de ser um canal da bondade do Senhor já é uma coisa tremenda. É que Deus, o Filho anda ainda na Terra por caminhos preparados pelos homens. É Graça ser caminho para Deus.

Nem sempre faço o bem. Uma má resposta que dou. Uma irritação que extravasa principalmente via internet. Uma indignação que sai. Coisas comuns a todos os homens. Um amigo irmão me disse: “É por isto que as pessoas acabam se afastando.” É verdade! Os ingratos e incompreensivos sempre se afastam. Não conhecem a tolerância, a compaixão, a amizade verdadeira, o andar a segunda milha, o comer 1 kg de sal juntos nem o que mais pregam e escrevem, a Graça e o Perdão.

Justificam as traições, os abandonos, as más conversações, as alianças quebradas, o afastamento e as injúrias com este “direito” de ser ingrato. E todos os favores e a amizade e o companheirismo são esquecidos, um a um. As horas dedicadas, as renúncias pessoais, o deixar de atender a esposa e o filhos, netos para atender um amigo, atender altas horas da noite, perder sono, arcar com as despesas, os vários sacrifícios, o prazer da companhia, as lágrimas vertidas juntos, as vitórias e os resultados, todo o bem de muitas vezes: desconsiderados, ignorados, esquecidos. A ingratidão provoca nas pessoas uma amnésia e falta de compaixão e gratidão crônicas.

E a obrigação de não poder errar nunca? Não falhar nunca, ser sempre agradável, atender sempre? De falar ou escrever no twitter ou no Blog só o que lhes agrada. De fato ser desumano. Gente, quem é humano sempre falha! Sempre erra! Pelo menos sete vezes. Nem que seja uma vez!

Por que os amigos irmãos se afastam e se vão justificados? Por que aqueles que mais amamos e às vezes até ajudamos de alguma forma são os que além da ingratidão se enredam na traição trazendo prejuízo e dor? A ferida com que somos feridos é mais dolorosa e cruel quando é provocada na casa de nossos amigos.

Eu amo Jesus. Muito! Meu coração é cheio de gratidão pelo Seu Amor e favor. Não tenho como expressar Seu constante cuidado para comigo. Seu perdão tem enchido meu ser de alegria. Tenho Paz! Jesus me dá a Paz! Sua Graça é maravilhosa! Não essa Graça que alguns Amigos Irmãos escrevem e pregam em mesas redondas, conferências ou congressos. Mesmo esta Graça especial de sofrer a mesma ingratidão e traição que Ele conheceu tão bem e tão de perto! Contudo, Ele não ficou sozinho. E assim Ele também não me deixa só! Nunca! Nem mesmo quando expresso os sentimentos mais tristes de minha humanidade e desabafo minhas indignações e decepções com os amigos irmãos!

É que com Ele, sem medo, posso pensar como penso, falar o que quero, ser o que sou! Com certeza Ele não ficará com bronca de mim e deixará de me responder seja por sinais, pessoas e até pelo twitter..rsrsrsrsr

Minha Oração...
Senhor, em nome de Jesus, venho derramar minhas lagrimas de solidão e desprezo aos teus pés. Quero com tua ajuda sair deste isolamento e deixar que enchas a minha vida com tua luz e palavras. Me levanto e abro meu coração para viver novas experiências de amizades e de vida.
Traga-me amigos de verdade e cheios de compaixão e desinteresse e que não tenham vergonha de mim ou de que sou.

Beijo No Coração de meus amigos....irmãos!!!!!!!!!

Pr. Marcos Dornel

Um comentário:

  1. Estou passando pela mesma situação meu caro irmão,mas,saiba que o Senhor Jesus jamais nos abandonara. Por não ter tempo de ir tocar na orquestra devido o meu serviço ter folgas alternadas nos finais de semana, já acham que eu e minha amada esposa estamos na carne.Eles nem percebem que nós dois estamos no culto mesmo chegando um pouco depois do inicio devido o meu serviço.

    ResponderExcluir